Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lockdown

    Medida de combate ao covid-19

    há 4 anos

    LOCKDOWN, palavra inglesa que pode ser traduzida para a palavra CONFINAMENTO ou ISOLAMENTO TOTAL.

    1- Qual a diferença entre LOCKDOWN e ISOLAMENTO?

      Lockdown é uma medida imposta por lei, enquanto isolamento é uma recomendação do governo.

      O LOCKDOWN se refere a medidas mais rígidas de isolamento social durante a pandemia do covid-19, na qual exige uma paralisação no fluxo de deslocamento das pessoas, com pouquíssimas exceções. Já a quarentena envolve a restrição na circulação de pessoas, em espaços públicos e privados, para evitar aglomerações.

    2- Onde está valendo o Lockdown?

      No Brasil, o LOCKDOWN já foi adotado no Maranhão, Pará, Fortaleza (capital do Ceará), Niterói/RJ (a partir de 11 de maio de 2020) e em parte da zona oeste do Rio de Janeiro.

    3- Eu posso ser preso se eu desrespeitar o lockdown ?

      Embora o LOCKDOWN seja uma medida imposta por lei, a resposta é não, pois tal ato configura o crime do artigo 268 do Código Penal, que penaliza o ato de desrespeito de determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

      Neste caso poderá ser aplicado uma pena de detenção (Regime semi aberto e/ou regime aberto), de um mês a um ano, e multa. Lembrando que em caso de ser o agente funcionário da saúde pública ou que exerça a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro, a pena poderá ser aumentada de um terço.

    • Publicações1
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações234
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lockdown/842968766

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)